Descobre com este curso os benefícios da abordagem Pikler para acompanhar bebés autónomos. Prepara-te para uma mudança de perspectiva sobre a capacidade dos bebés. Nesta imersão online vais aprender a cuidar com atenção plena, permitindo que o bebé alcance o máximo das suas capacidades com a confiança necessária para ser verdadeiramente livre. E vais integrar uma comunidade de cuidadores alinhados nos seus valores e princípios, onde juntos vão empoderar-se.
Rita Serra, 2ª edição
“Bem-vinda, vais adorar, tal como nós. É um período de reflexão brutal.”
Este curso é para todos os pais e profissionais ligados à infância. Inspirado na visão da abordagem da revolucionária pediatra e pedagoga Emmi Pikler e na mais recente neurociência infantil, trago-te uma nova forma de cuidar e educar bebés e crianças pequenas nas famílias e nas instituições.
Tanto os conteúdos com 30 horas de aulas e trabalho autónomo, como a comunidade de cuidadores, ficarão acessíveis por um ano após a compra. Todos os meses teremos encontros em directo para nos conhecermos a profundarmos a prática de observação pikleriana.
Junta-te a nós e começa já a fazer parte da nova geração de cuidadores.
Aproveita todo o conhecimento e ainda farás parte de uma comunidade de cuidadores alinhados nos seus valores.
SOBRE MIM
Olá, eu sou a Dulce Cruz
Sou mãe de duas meninas, pedagoga, activista pelos direitos das crianças e formadora de famílias e profissionais na primeiríssima infância.
Tenho a certificação no nível avançado da pedagogia Pikler-Lóczy, que alio a estudos em neurociência infantil, e há seis anos que me dedico a apoiar a parentalidade. Em 2019 criei a comunidade Erva Daninha, em 2021 lancei o podcast Conversas Daninhas e criei os Playdates Erva Daninha em parques públicos. Em 2023 inaugurei o Espaço Brincar, onde realizo um programa de observação do brincar livre dos bebés.
Nasci e vivo no Porto, tenho 40 anos, gosto de andar descalça e trago comigo um novo olhar sobre a competência dos bebés.
Aproveita o conteúdo em qualquer dispositivo.
G A R A N T I A
Satisfação ou devolução
O teu dinheiro de volta sem perguntas até 15 dias após a compra.
Obrigada, Dulce cruz, por todo este conteúdo! É sem dúvida uma forma de reflexão e de olharmos para o que é feito e o que pode ser feito de forma diferente e que contribuirá para a relação que gostaríamos de criar com o nosso filho.
Muito obrigada, Dulce. Gostei muito do curso, apesar de ter começado quando o Bruno já tinha mais de um ano, aprendi bastante e valeu muito a pena. Hoje começo o teu curso do desfralde! Ainda falta muito para chegarmos a essa fase…
Muito obrigada por criares e partilhares connosco conteúdos tão especiais e completos.
7ª edição
8ª edição
Obrigada Dulce! Desejo que continues por muitos anos a espalhar o teu conhecimento, a ajudar os pais e cuidadores a voltar ao básico e a ensinar a parar para observar (gostava que isso fosse a prática comum, mas até lá chegarmos…). Foi uma bela jornada que afinal é só o início de um novo maternar, muito mais consciente, consistente, descansado. Agradeço-te muito por isso. E todos cá em casa te agradecemos diariamente, porque o conhecimento, pela forma como o passaste, transforma-se logo em ação e traz-nos realmente qualidade de parentalidade, de vida! O que era secundário mas assumia um papel central passou, de facto, a secundário. Muito, muito obrigada!
Inês Silva
5ª edição
6ª edição
Rita Coelho
8ª edição
No final desta imersão vais saber:
A importância da relação entre o vínculo seguro e a autonomia
A importância dos cuidados como fundamento da relação humana e do desenvolvimento saudável do bebé
Como abrandar durante os cuidados, conectar com o bebé e usar da gentileza para um verdadeiro diálogo de olhares e gestos e uma cooperação mútua durante os cuidados: vestir, despir, mudar a fralda, dar banho, alimentar, adormecer
O que é o desenvolvimento motor livre: sem interferência directa desnecessária por parte do adulto: como é que os bebés chegam a andar por si mesmos? Por que posturas passam e como adquirem as conquistas? Qual é o papel do adulto?
Marcos de desenvolvimento em processos fisiológicos: o papel das expectativas no acompanhamento da infância
Como brincam os bebés: formas de manipulação, planos de acção, materiais abertos e preparação dos ambientes
Observar para conhecer os bebés: observar o que fazem e como fazem nas suas inúmeras formas de manipulação, e nas suas construções interiores e exteriores que definem cada indivíduo através do que se revela ao mover-se e brincar
Cuidar, Mover, Brincar é o lugar certo para quem quer conhecer a fundo a primeríssima infância.
Não percas a oportunidade para fazer parte desta comunidade.
MÓDULO 0 – APRESENTAÇÃO
AULA 1 – A autonomia dos bebés
MÓDULO 1 – OS CUIDADOS AO BEBÉ
AULA 1 . Diálogos de gestos e olhares – comunicação e cooperação nos cuidados de qualidade
AULA 2 . O problema do afastamento da mãe: pele com pele, babywearing e o chão
AULA 3 . O sono
AULA 4 . A alimentação: princípios acima dos métodos
AULA 5 . A muda de roupa e a muda da fralda de qualidade
AULA 6 . O desfralde
AULA 7 . O banho
AULA 8 . As aprendizagens nos cuidados
AULA 9 . A educação das emoções
AULA 10 . Cuidados desagradáveis
MÓDULO 2 – DESENVOLVIMENTO MOTOR LIVRE
AULA 1 . O papel do movimento no desenvolvimento saudável do bebé
AULA 2 . Como é que o ser humano chega a andar?
AULA 3 . De rodar a andar – posturas, deslocamentos e transições
AULA 4 . Como acompanhar o desenvolvimento motor livre – preparar o ambiente
AULA 5 . Como acompanhar o desenvolvimento motor livre – marcos, expectativas e tempos
AULA 6 . Acessórios e materiais para o desenvolvimento motor
AULA 7 . A observação como ferramenta de conhecimento do bebé
AULA 8 . Dificuldades e principais desafios do desenvolvimento motor livre e espontâneo
AULA 9 . Desenvolvimento lento e diferente
MÓDULO 3 – O BRINCAR DOS ZERO AOS TRÊS
AULA 1 . O brincar dos bebés – o que é e quando começa
AULA 2 . Entreter? O que é dar atenção? O que é estímulo?
AULA 3 . Formas de manipulação dos zero aos três
AULA 4 . O jogo simbólico e a realização individual
AULA 5 . Como acompanhar o brincar livre – preparação do ambiente
AULA 6 . Como acompanhar o brincar livre – materiais abertos
AULA 7 . O papel do adulto no brincar livre: a observação pikleriana
AULA 8 . Bebés livres – exercícios de observação
PERGUNTAS FREQUENTES
Este curso destina-se a mães, pais, educadores e todo o tipo de profissionais que cuidam ou observam bebés e crianças pequenas e querem aguçar a sua perspectiva sobre as capacidades do bebé. Bem-vindos e bem-vindas avós e avôs, amas, educadores/as, auxiliares educativos, pediatras, osteopatas, fisioterapeutas, terapeutas, doulas, especialistas em todas as áreas relacionadas com o desenvolvimento infantil.
Apesar de os conteúdos das aulas se debruçarem muito sobre os primeiros anos, e sobretudo no primeiro ano, será muito útil que possas adquirir todo este conhecimento. mesm, se o(s) bebé(s) que acompanhas já tem mais de 12 meses. Se ainda estás grávida e não tens a certeza se deves começar já, a responda é sem dúvida positiva: quanto antes estas sementes começarem a germinar na tua parentalidade, melhor!
O Prazo de Garantia é o período que tens para pedir o reembolso integral do valor pago pela tua compra, caso o curso não seja adequado para ti. Se até 15 dias após a compra quiseres o dinheiro de volta escreve-me para ervadulce@gmail.com.
Sim. Ao concluires 80% ou mais do curso, podes pedir o teu certificado de participação.
Depois de fazeres a tua compra, irás receber um email com o link de acesso ao grupo exclusivo de Whatsapp. Ao clicares no link, entras automaticamente na comunidade.
Copyright ©
Todos os direitos reservados.