"Bem-vinda, vais adorar, tal como nós. É um período de reflexão brutal." - Rita Serra
O QUE VAIS APRENDER?
- a importância da relação entre o vínculo seguro e a autonomia
- a importância dos cuidados como fundamento da relação humana e do desenvolvimento saudável do bebé
- como abrandar durante os cuidados, conectar com o bebé e usar da gentileza para um verdadeiro diálogo de olhares e gestos e uma cooperação mútua durante os cuidados: vestir, despir, mudar a fralda, dar banho, alimentar, adormecer
- o que é o desenvolvimento motor livre: sem interferência directa desnecessária por parte do adulto: como é que os bebés chegam a andar por si mesmos? Por que posturas passam e como adquirem as conquistas? Qual é o papel do adulto?
- marcos de desenvolvimento em processos fisiológicos: o papel das expectativas no acompanhamento da infância
- como brincam os bebés: formas de manipulação, planos de acção, materiais abertos e preparação dos ambientes
- observar para conhecer os bebés: observar o que fazem e como fazem nas suas inúmeras formas de manipulação, e nas suas construções interiores e exteriores que definem cada indivíduo através do que se revela ao mover-se e brincar
DURAÇÃO
12 semanas, 30 horas
- aulas online gravadas para fazeres ao teu ritmo. As gravações das aulas ficam disponíveis até um mês após terminar o curso.
- 3 encontros online em directo, gravados
por 48 horas - Grupo exclusivo acompanhado por mim
no Whatsapp - Exercícios práticos
CONDIÇÕES
No final terás acesso a uma avaliação individual e certificado de participação.
Inscrição
Early Bird – 175€ + IVA
Normal – 200€ + IVA
Pagamento mensal – 3×75€ + IVA
PROGRAMA
Este curso destina-se a mães, pais, educadores e todo o tipo de profissionais que cuidam de bebés dos zero aos três anos e querem aguçar a sua perspectiva sobre as capacidades do bebé.
MÓDULO 0 – APRESENTAÇÃO
AULA 1 – A autonomia dos bebés
MÓDULO 1 – OS CUIDADOS AO BEBÉ
AULA 1 . Diálogos de gestos e olhares – comunicação e cooperação nos cuidados de qualidade
AULA 2 . O problema do afastamento da mãe: pele com pele, babywearing e o chão
AULA 3 . O sono
AULA 4 . A alimentação: princípios acima dos métodos
AULA 5 . A muda de roupa e a muda da fralda de qualidade
AULA 6 . O desfralde
AULA 7 . O banho
AULA 8 . As aprendizagens nos cuidados
AULA 9 . A educação das emoções
AULA 10 . Cuidados desagradáveis
MÓDULO 2 – DESENVOLVIMENTO MOTOR LIVRE
AULA 1 . O papel do movimento no desenvolvimento saudável do bebé
AULA 2 . Como é que o ser humano chega a andar?
AULA 3 . De rodar a andar – posturas, deslocamentos e transições
AULA 4 . Como acompanhar o desenvolvimento motor livre – preparar o ambiente
AULA 5 . Como acompanhar o desenvolvimento motor livre – marcos, expectativas e tempos
AULA 6 . Acessórios e materiais para o desenvolvimento motor
AULA 7 . A observação como ferramenta de conhecimento do bebé
AULA 8 . Dificuldades e principais desafios do desenvolvimento motor livre e espontâneo
AULA 9 . Desenvolvimento lento e diferente
MÓDULO 3 – O BRINCAR DOS ZERO AOS TRÊS
AULA 1 . O brincar dos bebés – o que é e quando começa
AULA 2 . Entreter? O que é dar atenção? O que é estímulo?
AULA 3 . Formas de manipulação dos zero aos três
AULA 4 . O Jogo simbólico e a realização individual
AULA 5 . Como acompanhar o brincar livre – preparação do ambiente
AULA 6 . Como acompanhar o brincar livre – materiais abertos
AULA 7 . O papel do adulto no brincar livre: a observação pikleriana
AULA 8 . Bebés livres – exercícios de observação