Home ESPAÇO BRINCAR
por Dulce Rodrigues Cruz

Grupo de bebés no Espaço Brincar

"Brincar compromete uma actividade essencial que não é mais motivadora nem tem outro objectivo para além do prazer de brincar. Portanto o brincar é livre ou não é brincar. A criança realiza-se a brincar. Na verdade, ela não brinca, ela vive.” - Myrtha Chokler

O grupo mães bebés Erva Daninha no Espaço Brincar é um programa com tempo e espaço para observar os bebés na sua actividade livre e espontânea segundo os princípios e com materiais certificados da abordagem de Emmi Pikler.

 

Num chão de madeira preparado cuidadosamente com materiais e brinquedos tendo em conta cada criança inscrita, de forma a promover as suas capacidades cognitivas, psicomotoras e sociais, os pais são convidados a aprender sobre a capacidade dos seus filhos. Segundo os princípios da abordagem Pikler, cada bebé terá oportunidade de explorar livremente todo o ambiente, e o adulto será guiado na observação pikleriana que dá atenção a cada pormenor. Espera-se que no final do programa, os pais saibam identificar os interesses e as potencialidades dos seus filhos, e esse é um conhecimento que podem levar para casa para saberem preparar os espaços de brincar e acompanhar as brincadeiras daí para a frente.

brincar livre é aquele em que o bebé é o exclusivo guia da actividade. Ele decide como e com o que brincar, quanto tempo, em que posição. Usando os benefícios da motricidade livre, o bebé constrói a sua auto-imagem com a confiança de um ser livre. Conhecer, criar e cuidar são as bases deste exercício.

Este ciclo tem a duração de dois meses (8 sessões) e inclui a inclusão num grupo de Whatsapp onde será feito o acompanhamento extra sessões.

PÚBLICO

pais e bebés dos 4 aos 18 meses
(vários grupos por idade) 

 
 
HORÁRIO
quartas-feiras 10:30 às 11:30
(60 minutos)
 
LOCAL
Bonfim, Porto

Limitado a 5 participantes por ciclo. Para mais informações por favor escreve-me para ervadulce@gmail.com ou através do formulário na seccção “contacto”.

Olá! Tenho uma oferta para ti.
Subscreve a newsletter Erva Daninha e recebe no teu email uma pasta com documentos para te iniciares na abordagem Pikler.
Oferta Kit Pikler
Subscreve a newsletter Erva Daninha e recebe no teu email um kit com recursos Pikler totalmente gratuito!

Queres fazer parte da Comunidade?

X